Porsche revela segredos do 919 que venceu Le Mans
Depois da vitória na última edição das 24 Horas de Le Mans, a Porsche resolveu divulgar os "segredos" por trás do sistema híbrido do Porsche 919.
Parte do sistema propulsor que "empurrou" este Porsche 919 à vitória na prova de resistência francesa assenta num motor V4 turbo de dois litros, que debita 500 cv de potência, um número absolutamente incrível para um motor tão compacto. Contudo,
Mas a importância do motor eléctrico não acaba aqui. Além de tornar este Porsche muito rápido à saída das curvas enche-se de importância também nas travagens, convertendo-se num gerador e recuperando parte da energia gasta nas acelerações. 60% da energia recuperada vem precisamente das travagens, sendo que os restantes 40% são provenientes dos gases quentes que saem de um dos dois tubos de escape.
Toda a energia recuperada é armazenada num conjunto de baterias de iões de lítio, situado em posição central, e pode ser usada pelo piloto, bastando para isso que ele carregue num botão dentro do cockpit. Em cada volta do circuito de La Sarthe – traçado onde se disputam as 24 Horas de Le Mans – o sistema gera 2,22 quilowatt-hora (kWh), o equivalente a oito megajoules, o máximo permitido pelo regulamento. Em 2015, a Porsche foi o único concorrente na categoria dos oito megajoules, sendo que a
Aplicação no "mundo real"
Apesar das exigências de um automóvel de competição serem bastante diferentes das de um de estrada, este 919 tem servido como plataforma de testes para a Porsche, ajudando a marca de Estugarda a trilhar o futuro.
Recorde-se que o Concept Car Mission E vai dar origem a uma berlina de produção, que deverá chegar ao mercado no final da década e que será o primeiro Porsche 100% eléctrico.